Preparação de atores e seus "métodos"

Sempre encarei meu trabalho na preparação de atores como uma extensão da minha carreira de ator e diretor. E nestes processos me é vital proporcionar espaços de experimentações até que o ator encontre um sistema que o ajude em outro encontro, com seu personagem. O melhor método neste trabalhos, o meu MÉTODO" (que é o que toda gente me pergunta), é o método das descobertas. A partir do entendimento da tríade - diretor, ator e roteiro - encontrar a melhor estrutura que possa auxiliar os atores ao exito na obra fílmica. Claro que carrego comigo uma enormidade de sistemas de interpretação vivenciados e aplicados durante anos. Mas é muito óbvio que cada ator, cada diretor, cada roteiro, cada produção necessita caminhos absolutamente particulares no trato com o elenco. Os métodos para interpretação no cinema (infelizmente ao ator, na maioria dos projetos, lhe é delegado um papel secundário na pré-produção) ainda são escassos. Muitos circundam pelo viés dos tratados que o teatro oferece. E outros muito bons e interessantes ajudam o ator na sua formação e não na execução dentro de um filme. A imersão do jovem aspirante na diversidade de cursos, oficinas e escolas deve lhe dar liberdade e consciência no despertar da autonomia em encarar cada trabalho como um novo método pessoal a ser aplicado. Nem todo filme necessita de um preparador, mas todo ator precisa estar preparado. Ainda chegaremos num estágio onde o trabalho do ator no cinema será discutido, pesquisado e enfim estudado. Engatinhamos nesse quesito. 
E quando me encontro com os atores numa sala fechada, distante da realidade que é o set de filmagem (e que lugar prazeroso, insalubre e perigoso para o exercício da atuação que é um set de filmagem), com o objetivo de prepará-los me vem a imagem e a sensação primeira de abraçá-los e dizer: "vamos com calma, nos deram um tempo para nos divertirmos e experimentarmos. Confio em ti. Pensei em algumas coisas que podem lhe ajudar, mas é você que apontará os verdadeiros caminhos. Vamos juntos". 
Um erro achar que o mais experiente ator já está pronto para o personagem (e como isso desmerece o trabalho do ator). Todos nós sofremos diante do abismo que é um novo personagem. Ele pode estar preparado artisticamente mas jamais estará pronto para um novo personagem. Precisa de tempo, de espaço, de compreensão. Afundar em sua sombria solidão para dali arrancar suavemente a faísca que acenderá a chama diante da câmera sob a batuta do diretor. É sempre assim.
Já cruzei e me maravilhei com atores poéticos e, porque não, geniais. E compartilho toda sua encantadora loucura. Pararia horas para vê-los atuar. E como é rico o processo de preparação. Em ver a olho nu o alvorecer em brisa da luz de uma personagem. Não construída, revelada na alma do ator. Recomendo a todos.
Por essas e outras delícias do ofício extenuante de preparador de atores que continuo. E me farto a cada projeto a inventar. Sem apego, sem medo. Afinal se tivesse um método incrível e infalível eu aplicaria em mim.
Aos diretores e produtores que cruzaram comigo nestes anos, obrigado. Aos que cruzarão tranquilizem-se. Aos atores compartilho a generosidade nos espaços de flutuação em que lindezas foram reveladas, em risos, choros e delicadezas. Aprendi muito e por isso não me resta outra saída se não repassar a matéria. Sem precisão, nem certezas. apenas pelo prazer do encontro. Com o outro, com o imaginário, com o cinema.

Comentários

Visitantes: