Workshop
“A POÉTICA DO ATOR” no cinema
"O
poeta se faz vidente por meio de um longo, imenso e estudado desregramento de
todos os sentidos. Todas as formas de amor, de sofrimento, de loucura; ele
busca por si mesmo, esgota em si todos os venenos, para guardar apenas suas
quintessências. Inefável tortura em que ele precisa de toda a fé, de toda a
força sobre-humana; em que ele se torna entre todos o grande doente, o grande
criminoso, o grande maldito, – e o supremo Sábio! – Pois ele chega ao
desconhecido!"
"É
errado dizer: eu penso. Deve-se dizer: sou pensado! Quero ser poeta e trabalho
para tornar-me VIDENTE"
(Arthur Rimbaud)
Por este princípio é que convido a todos para o workshop “A POÉTICA DO ATOR NO CINEMA”
Esse "eu" são vários "outros". Resta então o
desregramento de todos os sentidos, tal qual o poeta, para tornar-se vidente ou
o dissecador silencioso de almas. De “verdadeiras outras almas”.
Buscar na quintessência de seu íntimo os impulsos que o drama ficcional
necessita. Permitir a si próprio que todo acumulo de repertório do ator (e este
é fundamental para o abandono cego em sua escuridão) ecoe por seus canais de
expressão. Abandonar-se para depois reencontrar-se num estado alterado de
consciência, então plena, de suas capacidades funcionais artísticas.
Esse caos imediato é resultado da busca em ser vidente, poeta, ATOR. Ver o invisível para então
nominar os novos estados e as novas sensações que sempre foram nossas e
bastavam apenas serem ouvidas.
O Ator Poético não
tem apego pelo que produz. Cria e abandona com sabedoria do novo diante de si.
Não olha para as coisas como elas são. Vê através de um mistério, único e
arrebatador.
No mais, ter fé nisso, não significa entendimento. Apenas revela um
caminho para o prazer em sempre ser "eu-outro". Do natural e da sua
natureza primária e sábia.
“A Poética
do Ator” longe de ser um método de atuação é base de um princípio de intenção.
Um passo, uma tentativa em buscar uma quintessência mais visionária, aflorada,
intuitiva e que, fisicamente, possa compreender além da racionalidade
cotidiana. Ser ator é ser outro. E ser esse "outro", no
cinema, é ser mais humano do que nós geralmente somos.
(Luiz Mario Vicente)
Luiz Mario Vicente tem 34 anos de carreira artística. É ator, diretor de
teatro, preparador de atores para cinema e TV, professor e Coach. Iníciou como
ator, mas já aos 17 anos dirigiu para o teatro uma adaptação da vida e obra do
poeta francês Arthur Rimbaud. Durante os anos seguintes acumulou experiências
em diversas linguagens como teatro de animação, teatro dança, carnaval (coreógrafo
de comissão de frente), rádio, encenações, projetos em arte-educação e lecionou
interpretação por mais de vinte anos. Após a vivência acadêmica tem seu grande
aprendizado no CPT de Antunes Filho onde foi ator, assistente de direção e
professor.
A diversidade de atuação e a observação das múltiplas
relações o encaminhou para o processo laboratorial com o ator, em cinema e TV. O
curso natural das excelências adquiridas originou um olhar sensível pela
verticalização da atuação, desenvolvendo processos únicos na preparação que
estabelecem diálogos próprios e diferenciados para cada ator, filme e
espetáculo.
Costuma dizer que possui “vários
métodos”. E que o melhor deles é aquele que se encaixa como uma luva ao
projeto e ao ator que tem a sua frente. É hoje um dos preparadores de atores do
Brasil mais requisitado.
Seu primeiro grande trabalho no cinema como preparador foi o
filme “Querô. Nele Luiz preparou atores profissionais e vários jovens tendo o
protagonista, aos 16 anos, arrebatado na sua primeira experiência diversos
prêmios como melhor ator pelo Brasil.
Além deste, outros trabalhos no cinema são: “Que horas ela volta?
”; “O Roubo da Taça”; “Trinta”; “Bingo - O Rei das Manhãs”; “Terra Vermelha”;
“Entre Vales”; “O Magnata”; “Depois de Tudo”; “A Voz do Silêncio”; “Legalize
Já”; “Califórnia”; “O Outro Lado do Paraíso”; “Nada a perder”. E na TV as
séries: “Unidade Básica”; “Cidade dos Homens”; “Fora de Controle”; “Meus dias
de Rock”; “E aí, comeu? ...”; a novela Paraíso (Globo); entre outros.
Ao todo acumula mais de quarenta trabalhos em preparação de
atores.
Foi preparador, coach e diretor de cena para os atores:
Matheus Nachtergaele, Marieta Severo, Taís Araújo, Du Moscovis, Ícaro Silva,
Renato Góes, Vladimir Brichita, Marcos Palmeira, Paola de Oliveira, Leandra
Leal, Danilo Grangheia, Paulo Vilhena, Petrônio Gontijo, Maxwell Nascimento,
Emanuelle Araújo, Paulo Tiefenthaler, Camila Márdila, os atores argentinos
Marina Glezer e Ricardo Merkin, Rômulo Estrela, Thiago Mendonça, Priscila Sol,
Dani Calabresa, Dalton Vigh, Murilo Rosa, Karine Telles, Mônica Iozzi, Milhem
Cortaz, Arlindo Lopes, Vanessa Giácomo,
Maria Lúcia Torres, Simone Iliescu, Fabrício Boliveira, os atores
italianos Nicola Siri e Claudio Santamaria, Maria Luiza Mendonça, Juliano
Cazarré, Ailton Graça, Caio Blat, Caco Ciocler e muitos outros.
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