Workshop "A POÉTICA DO ATOR NO CINEMA" - agosto


"O poeta se faz vidente por meio de um longo, imenso e estudado desregramento de todos os sentidos. Todas as formas de amor, de sofrimento, de loucura; ele busca por si mesmo, esgota em si todos os venenos, para guardar apenas suas quintessências. Inefável tortura em que ele precisa de toda a fé, de toda a força sobre-humana; em que ele se torna entre todos o grande doente, o grande criminoso, o grande maldito, – e o supremo Sábio! – Pois ele chega ao desconhecido!"
"É errado dizer: eu penso. Deve-se dizer: sou pensado! Quero ser poeta e trabalho para tornar-me VIDENTE"
(Arthur Rimbaud)



  • INTRODUÇÃO
Por este princípio é que conduzo todos ao workshop “A POÉTICA DO ATOR NO CINEMA”
Esse "eu" são vários "outros". Resta então o desregramento de todos os sentidos, tal qual o poeta, para tornar-se vidente ou o dissecador silencioso de almas. De “verdadeiras outras almas”.
Buscar na quintessência de seu íntimo os impulsos que o drama ficcional necessita. Permitir a si próprio que todo acumulo de repertório do ator (e este é fundamental para o abandono cego em sua escuridão) ecoe por seus canais de expressão. Abandonar-se para depois reencontrar-se num estado alterado de consciência, então plena, de suas capacidades funcionais artísticas.
Esse caos imediato é resultado da busca em ser vidente, poeta, ATOR. Ver o invisível para então nominar os novos estados e as novas sensações que sempre foram nossas e bastavam apenas serem ouvidas.
Ator Poético não tem apego pelo que produz. Cria e abandona com sabedoria do novo diante de si. Não olha para as coisas como elas são. Vê através de um mistério, único e arrebatador.
No mais, ter fé nisso, não significa entendimento. Apenas revela um caminho para o prazer em sempre ser "eu-outro". Do natural e da sua natureza primária e sábia.
“A Poética do Ator” longe de ser um método de atuação é base de um princípio de intenção. Um passo, uma tentativa em buscar uma quintessência mais visionária, aflorada, intuitiva e que, fisicamente, possa compreender além da racionalidade cotidiana. Ser ator é ser outro. E ser esse "outro", no cinema, é ser mais humano do que nós geralmente somos. 
(Luiz Mario Vicente)


  • WORKSHOP
O conhecimento é infinito, sempre em movimento. A cada dia existem novos encontros que são determinantes em nossa profissão. Atuar é viver. Viver é presente, e uma imagem do presente nos faz pensar numa imagem ausente. É essa a chave para o estar por completo em cena: o paradoxo do ausente imensamente presente.
A “Poética” aqui estudada representa o envolvimento integral do ator, atingindo a sua alma e ultrapassando os processos de racionalidade compreensiva e assim trazer à plena luz uma tomada de consciência e de um maravilhado pelas coisas e encontros. Uma inversão do ser, na vida e na cena.
Um despertar ao extremo daquilo que somos, que queremos ser e que nunca seremos. Para isso os atores serão colocados em situações que exijam o máximo de suas potencialidades. Exposição e quebra de paradigmas. Pois somente assim, creio e tenho fé, saberemos onde estamos neste mar poético que é o ser.
Uma observação: é saudável e recomendado, a quem se interessar possa, que venha preparado/despreparado para o inusitado, ou seja, não ocultar suas precariedades e nem ter medo da escuridão.

Dar as imagens o verdadeiro valor que elas possuem. E como? Por exemplo: escolhe uma palavra. Fica com ela. E verá que um mundo se abrirá sob seus pés. Por isso não é um método. Nem sistema. É um provocar.
Alimentando nossas capacidades com as infinitas interferências que provem, desde a palavra e vai até o silêncio. Com isso poder ampliar os canais sensíveis que precisam se manter ativados sempre. Não há, para o ator Poético, o inócuo das frágeis repetições a que somos solicitados o tempo todo. É um estado constante de arrepio e que deve ser controlado pelo ator. A poesia e a poética são sensações, que são imagens, que é corpóreo, que é estranho e é, por parecer incomodo, gera a vida em cena. Mesmo que o texto (falado ou silenciado) esteja, aparentemente, distante de nós.
Vamos passar, nesse nosso encontro, por um intenso e cansativo trabalho de descongestionamento da cegueira e surdez artística. Sem esse esforço nada acontecerá.
O poder imagético do que existe ao nosso redor, no nosso interior será provocado, ou melhor, deverá ser provocado por vocês até que transborde pelos nossos sentidos o sumo necessário para o encontro entre os “eus”.
Entrega visceral aliada a um estudo consciente das ações. Afinal quem precisa estar no comando é o ator e a atriz. E na hora da “ação” poder apenas ter o prazer em flutuar.
Por fim a constante alteração do nosso organismo celular não nos permite acreditar no congelamento de nosso corpo, de nosso pensamento e de nosso imaginário. 
O processo proposto consiste em atingirmos o lugar, orgânico, mais genuíno e profundo da atuação.
E o silêncio brutal do nosso corpo é que nos levará até lá.
O workshop propõe o desafio: a escuta desse silêncio. Do seu, do outro, do roteiro, da ação. Praticarmos o sutil desregramento dos sentidos para, então, reestruturarmos na veracidade da cena, nos diálogos. 
Aos roteiristas couberam as palavras; aos atores o encontro com o silêncio doidivano. 

·              ALGUNS TRABALHOS


·              DATA E LOCAL
Será realizado em agosto de 2019 nos dias:

16 (sexta) das 18 às 22 horas
17 (sábado) das 10 às 19 horas (uma hora para almoço)
18 (domingo) das 10 às 19 horas (uma hora para almoço)


O local é o ESPAÇO 1338 (http://espaco1338.com.br/

Av. Dr. Arnaldo, 1338 - Sumaré (ao lado do metrô)

·              INFORMAÇÕES ADICIONAIS
1. O Workshop destina-se exclusivamente a atores e atrizes profissionais ou com boa experiência comprovada, acima de 18 anos. Todos devem participar ativamente. Não são permitidos ouvintes.

2. Enviar currículo após o ato da inscrição.

3. Essa imersão não produz videobook.

4. Cenas e exercício podem ser gravados como desenvolvimento em sala de aula. O registro destina-se ao processo do ator e suas descobertas. Podem ser posteriormente publicados nas redes, mas mediante autorização de liberação imagem dos envolvidos.

5. Mais informações sobre Luiz Mario Vicente acesse: 



Comentários

Visitantes: